A válvula termostática é um importante componente do veículo
a sua principal função é fazer com que o motor funcione sob uma temperatura
constante. A válvula termostática interrompe de forma gradativa a comunicação
entre o motor e o radiador. Quando o motor está frio a válvula bloqueia a
passagem entre o motor e o radiador. Essa ação impede que o liquido que está
dentro do bloco chegue ao motor.
Além disso a válvula termostática permite o rápido
aquecimento do motor. Quanto mais rápido o motor atingir a temperatura normal
de funcionamento melhor. O líquido se aquece gradativamente, após atingir uma
temperatura mínima, a válvula termostática se abre gradativamente permitindo a
troca de fluidos entre o radiador e o bloco do motor. O resultado é uma
temperatura controlada.
Problemas que ocorrem devido ao mau funcionamento da válvula
termostática
·
Superaquecimento
Este problema ocorre devido ao travamento da válvula
termostática fechada, assim essa situação impede que o liquido de arrefecimento
circule pelo radiador. Com isso ocorre o superaquecimento do motor que pode
gerar danos sérios como a fundição das peças e do motor.
·
Aumento no consumo de combustível
O aumento do consumo de combustível está ligado ao mau
funcionamento da válvula, isso acontece porque a válvula fica travada aberta ou
quando há a sua remoção do veículo. O líquido de arrefecimento acaba sendo
resfriado demais fazendo com que o motor trabalhe em uma temperatura abaixo da
ideal. Essa situação cria a necessidade de maior uso de combustível.
·
Mais atrito e desgaste das peças
O problema de super refrigeração pode comprometer a
eficiência da lubrificação do motor. Isso porque as peças internas são
projetadas para trabalhar em determinadas faixas de temperatura, com nível de
dilatação específico para uma melhor eficiência.
Caso o motor funcione em temperaturas inferiores, haverá um
espaço maior entre as peças metálicas isso dificultará a lubrificação das
peças. Acarretando aumento no atrito e desgaste das peças.