VÁLVULA TERMOSTÁTICA

Saiba mais sobre a Válvula Termostática

A válvula termostática é um importante componente do veículo a sua principal função é fazer com que o motor funcione sob uma temperatura constante. A válvula termostática interrompe de forma gradativa a comunicação entre o motor e o radiador. Quando o motor está frio a válvula bloqueia a passagem entre o motor e o radiador. Essa ação impede que o liquido que está dentro do bloco chegue ao motor.

Além disso a válvula termostática permite o rápido aquecimento do motor. Quanto mais rápido o motor atingir a temperatura normal de funcionamento melhor. O líquido se aquece gradativamente, após atingir uma temperatura mínima, a válvula termostática se abre gradativamente permitindo a troca de fluidos entre o radiador e o bloco do motor. O resultado é uma temperatura controlada.

Problemas que ocorrem devido ao mau funcionamento da válvula termostática

·         Superaquecimento

Este problema ocorre devido ao travamento da válvula termostática fechada, assim essa situação impede que o liquido de arrefecimento circule pelo radiador. Com isso ocorre o superaquecimento do motor que pode gerar danos sérios como a fundição das peças e do motor.

·         Aumento no consumo de combustível

O aumento do consumo de combustível está ligado ao mau funcionamento da válvula, isso acontece porque a válvula fica travada aberta ou quando há a sua remoção do veículo. O líquido de arrefecimento acaba sendo resfriado demais fazendo com que o motor trabalhe em uma temperatura abaixo da ideal. Essa situação cria a necessidade de maior uso de combustível.

 

·         Mais atrito e desgaste das peças

O problema de super refrigeração pode comprometer a eficiência da lubrificação do motor. Isso porque as peças internas são projetadas para trabalhar em determinadas faixas de temperatura, com nível de dilatação específico para uma melhor eficiência.

Caso o motor funcione em temperaturas inferiores, haverá um espaço maior entre as peças metálicas isso dificultará a lubrificação das peças. Acarretando aumento no atrito e desgaste das peças.

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